segunda-feira, 30 de maio de 2011

Receitas: Espeto de Frango com Abacaxi

Ingredientes


- 400 gramas de peito de frango em cubos
- 1 cebola média em cubos
- 4 fatias de abacaxi em pedaços
- 1 pimentão verde em cubos
- sal à gosto
- suco de 1 laranja média

- 1/2 xícara de chá de caldo de galinha
- 1 colher de sopa de óleo
-8 espetos de bambu Natural Produtos.

Modo de Preparo


Tempere o frango com o sal, o suco de laranja e reserve. Corte a cebola e o pimentão. Pegue 8 espetos de bambu Natural Produtos e monte os mesmos, alternando os ingredientes. Em uma frigideira grande, antiaderente, coloque o óleo e deixe esquentar. Frite os espetos em fogo médio, adicionando o caldo de galinha para não ressecar.

Fonte CyberDiet

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Receitas: Picanha do avesso recheada

Ingredientes

1 picanha de cerca de 1 kg
100 g de queijo gorgonzola em pedaço
100 g de queijo mussarela em pedaço
100 g de queijo provolone em pedaço
100 g de bacon em pedaço
Sal grosso
Papel celofane Natural Produtos
Agulha e linha

Modo de preparo confira em nosso site

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Receitas: Bife a Rolê - Bracciola


Ingredientes

·         8 bifes de coxão duro com aproximadamente 120g.
·         1 cebola cortada em oito no sentido longitudinal.
·         8 pedaços de cenoura em tiras.
·         200 ml de vinho tinto seco.
·         Azeite de oliva.
·         1 pimentão amarelo, um verde e um vermelho cortados em cubos.
·         1 cebola cortada em pedaços grandes.
·         1 cenoura em fatias.
·         1 colher de chá de amido diluído em meio copo de água.
·         1 envelope de caldo de carne
·         1 colher de sopa de manteiga.
·         Sal e pimenta
·         Palitos de bambu.

Confira o modo de preparo no nosso site.

Caso prefira uma video-aula.
Confira essa e outras receitas no nosso canal do Youtube



sexta-feira, 13 de maio de 2011

Você sabe o que é biodiversidade ?

O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.

A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.

Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.

Quantas espécies existem no mundo?

Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies.

Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia.



Fonte wwf

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bambu: Matéria prima do futuro

Em qualquer sociedade, o artesão tende a ser o elemento mais feliz, pois pega qualquer material, como o bambu, e transforma-o num artefato em algumas horas, o qual logo se adiciona à riqueza do país.

No princípio, o bambu era considerado planta sagrada. Os chineses o utilizavam apenas em cerimônias de nascimento, casamento, iniciação de magos e morte. Acreditava-se que o espaço vazio entre um nó e outro era tão puro que os anjos, ao visitarem a terra, ali se hospedavam.

A partir de 684 a.C, tornou-se fonte de muitas aplicações. Deles, os asiáticos obtêm alimento, vestuário, moradia e medicamentos. O bambu é uma gramínea de rápido crescimento, neutraliza carbono e restaura o vigor da terra, garantindo sustentabilidade.

O bambu tem propriedades mecânicas e estéticas que lhe permitem competir com madeira e aço em determinadas áreas da construção civil, no artesanato e outras aplicações.

Na atual crise sócio-econômica, o bambu é visto como um material atraente devido ao seu baixo custo, durabilidade e versatilidade. Entre os países cultivadores da planta, o Brasil possui uma das maiores coleções de espécies nativas.

• Preocupação com a Sustentabilidade
No município de Piedade, próximo a Sorocaba e incrustado na Mata Atlântica, encontra-se o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Taipal, uma ONG dedicada à preservação do ambiente e divulgação da permacultura.

Conhecida nacionalmente por ser a maior produtora de alcachofra e kaki-fuyu, e responsável por cerca de 30% de hortaliças e frutas fornecidas ao CEASA São Paulo, Piedade possui uma natureza exuberante e um saudável clima de montanha. O IPD Taipal está engajado na preservação e permanência desse patrimônio natural em prol da sobrevivência das populações futuras.

O arquiteto Eugênio Paixão, presidente da Taipal, tem seguido os princípios da bioarquitetura na construção da sede da entidade. Tijolos, portas e vigas são provenientes de demolição, bambu para suportar o teto vivo, um jardim e adobe para o piso.

O trabalho com bambu teve início em 2005 através de um projeto realizado na Pousada Ronco do Bugio, em parceria com o IPD Taipal; um curso foi ministrado sobre plantio, colheita, tratamento e aplicação de bambu a dezenas de participantes. Aquele esforço resultou na implantação de algumas oficinas artesanais, das quais duas foram visitadas pela revista Habitare.

Existem alguns bambuzais que fornecem matéria prima para essas oficinas. Alguns planos estão em andamento para uma organização que permita definir linhas de produtos de bambu com o uso de algumas máquinas para se conseguir eficiência. É necessário investir em treinamento de pessoal para promover a prosperidade municipal, tendo em vista a sustentabilidade e a diversidade de talentos e interesses individuais. As sementes plantadas em 2005 germinarão em 2009.

Os proprietários de bambuzais serão orientados quanto ao correto manejo (corte periódico) das diversas espécies para prolongar a vida do bambuzal. A Prefeitura de Piedade já ofereceu um curso de capacitação de plantadores e artesãos, cobrindo desde o plantio até o tratamento e utilização do bambu.

fonte revistahabitare

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Almoço do dia das mães: Stronoff de Carne


Prato principal: Estrogonofe de carne
Acompanhamento: Arroz branco
Acompanhamento: Batata palha
Sobremesa: Pavê de chocolate

Estrogonofe de Carne, uma dica deliciosa de almoço ! 
Tempo de preparo aproximadamente 30 min.

Ingredientes
1kg de filé mignon
4 colheres (sopa) de margarina
2 cebolas médias picadas
1 xícara (chá) de cogumelos picados
3 tomates sem pele e sem sementes picados
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de ketchup
1 lata de creme de leite
1/2 xícara (chá) de conhaque
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Corte o filé mignon em pedaços pequenos. Em uma panela média, em fogo baixo, derreta a margarina e frite a carne. Coloque a cebola e continue fritando. Despeje o conhaque, coloque fogo com cuidado e flambe a carne, deixando queimar até terminar a chama. Acrescente os tomates, a pimenta, o sal, a mostarda, o ketchup e deixe ferver. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, os cogumelos e mexa bem. Sirva acompanhado de arroz branco e batata palha.

Dica: Sirva acompanhado com arroz branco e batata palha.

Vamos para o arroz branco, para quem não tem seu segredinho nele, segue uma boa dica de arroz. Tempo 35 min. De preparo mais 10 min. De descanso

Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz cru
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho espremido
1 cebola pequena picada
2 xícaras (chá) de água quente
Sal a gosto
Modo de preparo
Lave bem o arroz até a água sair limpa e deixe escorrer até secar. Esquente o óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho até ficar levemente dourado. Junte o arroz e frite por 3 minutos. Despeje a água quente com sal. Tampe, deixando uma abertura na panela de mais ou menos 2 dedos, e deixe cozinhar em fogo alto. Quando a água estiver quase seca, tampe a panela completamente e abaixe o fogo até secar toda a água. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir. Solte o arroz com um garfo e transfira para uma travessa. Sirva em seguida.

Batata palha pode ser a comprada, mas caso você mesmo (a) queira preparar, segue uma receita.

Ingredientes
4 batatas grandes
Sal a gosto
Óleo para fritar
Modo de preparo
Descasque e rale as batatas no ralo grosso e coloque sobre um escorredor de arroz ou macarrão. Lave em água corrente até que a água da lavagem da batata não saia mais branca e sim da cor normal da água. Então seque as batas com um pano limpo e frite aos poucos em óleo quente. Retire do fogo com uma escumadeira e então polvilhe com sal.

Agora a parte da sobremesa, um delicioso pavê de chocolate. Tempo de preparo 1 hora mais 1 hora de descanso na geladeira.
Ingredientes
500g de chocolate branco picado
1 lata de creme de leite
1 pacote de biscoito champanhe
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de licor de cacau
2 caixas de morangos picados
200g de chocolate meio amargo
Modo de preparo
Derreta o chocolate branco em banho-maria e acrescente o creme de leite, misturando bem. Umedeça os biscoitos em uma mistura do leite com o licor de cacau. Em uma fôrma de fundo removível, coloque uma camada de biscoitos umedecidos, uma de creme de chocolate branco, uma de morangos picados, continue alternando e termine com uma camada de biscoitos. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria e despeje por cima. Leve à geladeira por 1 hora.



Fonte: guia da cozinha

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Almoço do dia das mães.

Uma dica pra vocês para um almoço no dia das mães.


Cardápio
Entrada:
Salada enriquecida
Prato principal: Carne assada
Acompanhamento: Berinjela ao forno
Sobremesa: Musse de mamão papaya

Vamos começar então com a Salada. Tempo de preparo, aproximadamente 20 minutos.

Ingredientes
1 pimentão vermelho
1 talo de salsão
1/2 repolho
1 cenoura grande ralada
1 cebola picada
1/2 xícara (chá) de cebolinha picada
Molho
1 e 1/2 xícara (chá) de maionese
2 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 e 1/2 colher (chá) de açúcar
Páprica e Aji-no-moto® a gosto
Aji-no-moto® a gosto

Modo de preparo
Corte o pimentão, o salsão e o repolho em tiras bem finas. Misture com os demais ingredientes da salada e coloque em uma saladeira. Misture todos os ingredientes do molho e sirva à parte. 


Depois vamos para nossa deliciosa Carne Assada, um pouco mais demorada, aproximadamente 3 hrs ( 2hrs de preparo + 1hr de descanso)

Ingredientes
1kg de contrafilé em um pedaço
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho amassados
½ xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de farinha de trigo

Molho:
1 xícara (chá) de caldo de galinha
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (chá) de maisena
2 colheres (sopa) de água fria

Modo de preparo
Tempere a carne com sal, pimenta, o alho e o azeite. Deixe descansar por 1 hora. Passe na farinha e embrulhe em papel-alumínio. Coloque em uma assadeira e leve ao forno, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel e deixe por mais 10 minutos ou até que dourar. Para o molho misture o caldo de galinha, o suco de laranja e a mostarda e leve ao fogo médio até levantar fervura. Junte a maisena dissolvida na água e mexa até engrossar. Regue a carne e sirva.


Agora a Berinjela, uma receita super fácil pra você. Aproximadamente 1 hora de preparo.
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
2 ovos
1/2 xícara (chá) de molho de tomate pronto
1 cebola picada
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras (chá) de pão em cubos
3 xícaras (chá) de berinjelas em cubo cozida em água e sal e escorrida
Tomates em cubos
1 colher (sopa) de manteiga para untar

Modo de preparo
Em uma tigela, misture o leite, os ovos, o molho de tomate, a cebola, o azeite, sal e pimenta. Reserve. Forre um refratário untado com os cubos de pão e cubra com as berinjelas. Despeje o refogado sobre a mistura da tigela e leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire do forno e sirva a seguir.


Agora uma parte muito boa da nossa receita. A Sobremesa. A mais demorada, mas vale a pena ! ( 1hr de preparo + 3hrs na geladeira)

Ingredientes
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
2 claras batidas em neve
1/2 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 lata de creme de leite
1 mamão papaya maduro picado

Modo de preparo
Hidrate a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e dissolva em banho-maria. Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador, bata todos os ingredientes, menos as claras em neve. Misture as claras em neve, despeje em um refratário ou em taças individuais. Leve à geladeira por 3 horas. Se desejar, sirva acompanhada de licor de cassis. 



Fonte: Guia da cozinha

terça-feira, 3 de maio de 2011

Saborosos espetinhos de Alcatra


Ingredientes
  • 1,5 kg de alcatra
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho amassados
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • 1/2 copo americano de vinagre
  • 300 g de bacon ou toicinho defumado
  • 3 pimentões
  • 6 cebolas
Modo de preparo
  • Corte a carne em cubos não muito grandes, para serem servidos diretamente nos espetinhos, dispensando o uso de talheres.
  • Tempere com a cebola picada, o alho, sal e pimenta do reino à gosto e o vinagre.
  • Deixe tomar gosto por algum tempo antes de montar os espetinhos.
  • Enquanto isso, corte o bacon em cubos.
  • Retire as sementes dos pimentões.
  • Corte em quadrados, descasque as cebolas e corte em quadrados.
  • Coloque os cubos de carne nos espetos, intercalando com o bacon, o pimentão e a cebola.
  • Deixe espaço livre nas duas pontas dos espetos para segurar.
  • Molhe bem as duas pontas do espeto para que não se queimem.
  • Churrasqueie diretamente na grelha ou na chapa, em braseiro forte, até o ponto desejado.
  • Sirva acompanhado de pão, molho vinagrete e farofa.
Dica
  • Use espetinhos de bambu natural.
  • Lembre de deixar de molho em água por algumas horas antes de usar.
  • A melhor parte da carne para fazer espetinhos é a alcatra.
  • Costuma ser calculado 300 g de carne por pessoa.


Fonte: culinaria receitas