quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Arroz e o Mundo!

O arroz
Você já imaginou como seria a sua vida sem arroz? Parece impossível, não? A maioria das pessoas no mundo também pensa assim.
O arroz é uma das mais antigas e populares plantas do mundo. Há mais de 5 mil anos é cultivado na região da Ásia, sendo até hoje um dos pilares culturais e econômicos deste povo. Seus benefícios à humanidade são altamente reconhecidos, devido a sua utilidade, versatilidade e capacidade nutritiva.
Proveniente do gênero Oryza, o arroz é o principal alimento da cultura asiática. Dos 23 tipos de Oryza existentes, dois são cultivados: Oryza sativa, originária nos trópicos úmidos da Ásia, e Oryza glaberrima, que surgiu na África Ocidental.
Como o milho e o trigo, o arroz faz parte da família das gramíneas, e é a terceira maior cultura cerealífera do mundo. Mede entre 30 cm e 1,80m de altura, é liso e constitui-se por pontos de flores e hastes arredondadas, que produzem os grãos.

Mesmo necessitando do calor e da umidade para crescer, o arroz é tolerante a condições frias e secas, desenvolvendo-se em solos planos, embora também se adapte a terrenos altos.

O arroz ganha o mundo
Após séculos de cultivo na Ásia, o arroz finalmente chegou ao mundo ocidental. Os árabes levaram-no para a Europa entre os séculos VII e VIII.

Na América, levou mais um tempo para sua chegada. Estima-se que o Brasil foi o primeiro país neste continente a cultivar o arroz. Antes mesmo da chegada de Pedro Álvares Cabral, os índios já colhiam o chamado "milho d'água". Mas foi após a colonização portuguesa que o cultivo ganhou força.

No século XVI, as plantações atingiram um nível mais organizado, na Bahia. Nos séculos seguintes, chegaram a São Paulo, Maranhão, Pará e Pernambuco, sempre com a necessidade de autorização por parte da Coroa de Portugal. Já no século XVIII, o Rio de Janeiro construiu o primeiro engenho do país.

Arroz - Força gaúcha
O Brasil é, hoje, o nono maior produtor de arroz do mundo, e o primeiro entre países não-asiáticos. Está à frente de todas as potências européias, dos Estados Unidos e do Japão (veja tabela).



Para os gaúchos, este é um motivo de orgulho ainda maior. De acordo com o site International Year of Rice, o Rio Grande do Sul é o centro da produção de arroz no Brasil, responsável pela maior parte das exportações realizadas no país. O site da ArrozPec informa que o estado produz 44,5% do total de arroz cultivado em todo o Brasil.

A produção local de arroz ocorre no clima subtropical do estado, em fazendas de 200 hectares, equipadas com alta tecnologia. Comparando com o estado de Santa Catarina, por exemplo, cujas fazendas têm cerca de 10 hectares e o trabalho manual ainda é comum, o Rio Grande do Sul está muito à frente, destacando-se, inclusive, no mercado internacional.
Considerando que o cultivo do arroz levou milênios para chegar ao Brasil, é ainda mais admirável a evolução do país nesta prática, especialmente no Rio Grande do Sul, destaque da área já há várias décadas.
Fonte:NelsonW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário