sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Culinária Russa, Você Conhece?

A Rússia é um país de grande extensão, possuindo cada região os seus pratos típicos. A gastronomia da rússa mistura o melhor da cozinha oriental e ocidental. Não costumam oferecer pratos de digestão pesada, nem de sabor picante, mas a mistura de sabores agridoces é realmente magistral.
No Norte apreciam-se as diversas variedades de schi, no Sul as de borsch; não há festa na Sibéria e nos Urales sem os shanegui.
O centeio, o trigo, a cevada, a aveia e o milho são há muito cultivados na Rússia, dominando o seu povo, desde tempos imemoriais, a técnica da moagem e os segredos da massa fermentada com levedura.
São igualmente típicos na cozinha russa os pratos à base de cereais e legumes secos, designados pelo nome genérico de krupa.
As couves salgadas são importantes nas entradas assim como para acompanhar as batatas cozidas e outros pratos.
Em determinados períodos históricos o nabo, desempenhou o papel que as batatas desempenham na atualidade. Consumia-se assado, cozido em vapor, sendo também a base de pratos principais, como as repnia.
A lista de produtos de origem animal não mudou muito com o correr dos séculos: vaca, porco, ovelha, cabra, galinha, pato e ganso.
Durante o inverno rigoroso o organismo necessita de mais calorias do que o normal, por isso nesta época é sempre indicado salame russo, mortadela, coalhada com açúcar e passas, pão preto, biscoitos torrados com passas e iogurte natural russo.
São comuns fartos desjejuns, nos que junto à tradicional papilla de sémola, kasa e o delicioso iogurte, pode-se encontrar carne, peixe e ovos. Para beber, café, chá e leite. Dependendo do trabalho, a comida principal pode ser feita ao meio dia ou pela noite, porém em qualquer caso, pode considerar-se um autêntico banquete.
Para começar, as famosas entradas. Não faltarão o caviar e os blimis, tortas de milho, com arenques em uma molho de nata azeda. Estes por si só já poderiam servir de comida completa para um europeu, mas para um russo, é simplesmente um aperitivo. Depois se servem as densas e saborosas sopas de beterraba (Borsch) ou de verduras. Na continuação os pratos fortes. Em relação a carnes pode-se desfrutar de bovino, suíno, enquanto que a caça tem uma preparação excelente com molhos maravilhosos de sabores suaves que compensam perfeitamente o sabor das perdizes e faisões. A respeito dos peixes, o salmão e o esturião são os mais conhecidos, mas também encontram-se variedades de peixes de água doce de sabor maravilhoso. Como pratos típicos de peixe destacam o relheno, ao papilloteou em gelatina, embora seja comido assado, não se sentirá defraudado.
Como sobremesa pode comer queijos, como o tvorog, uma espécie de requeijão ou o zelenyisyr, queijo verde muito picante, cremosos iogurtes, tortas, mousses gelados elaborados artesanalmente que destacam-se pela sua variedade.
Para acompanhar esta abundante comida se costuma beber vodka muito fria, kvas, uma espécie de cerveja doce feita de malta de cevada, centeio e muito açúcar. Se você prefere o vinho encontrará excelentes na Ucrânia, Moldavia ou Geórgia e várias espumosas, conhecida como sampanskoe. Também pode-se beber a cerveja local. Como licores destacam o conhaque armênio, a nevoduja, aguardente envelhecida com álcool e vodkas de ervas, limão ou vinhos antigos. O café russo é de boa qualidade e pode se beber também acrescentando vodka. O chá é feito com uma colherada de geléia de framboesa que lhe dá um sabor muito especial.
Principais pratos russos:
  • Borshch, é a sopa de beterraba, um dos mais famosos da Rússia alimentos tradicionais. A beterraba como base para uma sopa parece estranho para muitos ocidentais, mas há muitas razões para que esta sopa seja um dos pratos mais famosos da Rússia. Cheio de legumes e carne, os sabores nesta sopa são especialmente agradáveis acompanhados de farto creme de leite fresco.
  • Você já deve ter ouvido falar de pirozhki. Se não, são pastéis que podem ter recheio de batatas, carne, repolho, ou queijo.
  • Caviar ou ikra é realmente algo da Rússia. Salobra e afiados, muitas vezes são servidos no pão escuro, ou com blini, que são como panquecas ou crepes. Caviar de pão é uma zakuska popular.
  • Os Blinis são servidos também enrolados com uma variedade de recheios: queijo, compotas, cebolas, ou até calda de chocolate. Em qualquer restaurante onde você não tem certeza de qualquer um dos outros pratos, os blinis são sempre uma aposta segura. São uma parte tão importante da culinária russa, que há um festival chamado Maslenitsa comemora o início da primavera com eles.
  • Os kebabs russos são chamados shashlyk. Como todo o kebab, pode ser uma combinação de carne e legumes.
  • Pelmeni normalmente são bolinhos de massa recheada com almôndega. Podem ser servidos sozinhos, na manteiga e coberto com creme azedo, ou em um caldo de sopa. Definitivamente um dos favoritos na Rússia!
  • Você pode esperar encontrar o creme azedo, ou slivki, acompanhando quase todo o alimento tradicional da Rússia, como crepes, em sopas, e por vezes mesmo na sobremesa. Muitas vezes, este creme é fresco e, muitas vezes se funde com qualquer prato quente, acrescentando ao seu sabor característico.
Fontes:Culturamix e emdiv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário