segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você realmente conhece a culinária italiana?



A culinária italiana conhecida hoje é um resultado da evolução de séculos de mudanças sociais e políticas. Suas raízes se encontram no século IV na Idade Média e mostram a influência dos árabes e normandos que levaram os primeiros chefs notáveis à região da Itália. Essas influências ajudaram a moldar o que hoje é conhecido como culinária italiana, adicionando itens como: batatas, tomates, pimenta e milho.
No século XVIII a maior parte da Itália era governada pela França, Espanha e Áustria. Foi no início deste mesmo século que livros de culinária italiana começaram a ser escritos e distribuídos, para que os chefs espalhados pelas regiões da Itália pudessem mostrar seu orgulho pelo país.
A culinária italiana tem várias características específicas, conhecidas mundialmente. No entanto, dentro da própria Itália, a culinária não só é regional, como também sazonal. As regiões têm características próprias que as diferenciam umas das outras. Utilizam diferentes ingredientes, receitas e até modos de preparo.
As refeições italianas, antigamente, seguiam a seguinte regra:
1. Antipasti - tiragostos quentes ou frios.
2.
Primo - um prato quente como pasta, risoto, gnocchi ou polenta.
3.
Secondo - o prato principal. Normalmente, composto por peixe, carne bovina ou suína ou aves.
4.
Contorno - uma guarnição, normalmente de salada ou legumes cozidos. Servido com o prato principal.
5.
Formaggio e frutta - queijo e futas, a primeira sobremesa.
6.
Dolce - a sobremesa em si, com bolos e biscoitos.
7.
Caffè - Café e/ou expresso.
8.
Digestivo - licores ou vinhos que, tradicionalmente, encerravam as refeições.


Pratos Mais famosos:


Tiramisu - Sobremesa muito saborosa de biscoitos, café, vinho Marsala, queijo Marscapone e chocolate.
Bife e cogumelos à Fiorentina - Combinação entre filé de vitela, espinafre,molho branco e cogumelos.
Baccalà alla Vicentina - Receita famosa pelo seu sabor composta de camadas de Bacalhau cozido ao leite, polenta e Alicce com cebolas,
Lasagna
- Uma das massas mais apreciadas da Itália, a lasanha possui diversos recheios que foram criados ao longo dos tempos. Mas a tradicional lasanha leva queijo, massa e molho.
Risotto - O risoto consiste em fritar cebola e arroz na manteiga, e aos poucos são adicionados outros ingredientes do seu gosto. É um prato típico do norte da Itália. A receita original surgiu em um casamento, onde um aprendiz quis fazer uma brincadeira com seu mestre (sua filha que estava casando), e subornou o chef para colocar açafrão no risoto.
Carpaccio - Prato criado na cidade de Veneza. A história diz que foi feito a pedido de uma cliente, que só poderia comer carne crua de acordo com seu médico. Pelo tom que ficou, acharam bem parecido com as obras do pintor Vittore Carpaccio, daí a origem do nome.
Bruschetta - O conhecido aperitivo já é bem antigo, sua criação é do séc. XV. A receita original leva somente torrada, alho, pimenta, azeite e sal. Mas há muitas variações em cima dela.

Pizza alla Napoletana -
Apesar da origem  da pizza em si não ser italiana (para quem não sabe, a pizza é originária do Egito), a receita que ficou conhecida em todo o mundo é a italiana, mais precisamente, a de Nápoles, que leva somente tomate, azeite de oliva, orégano, alho e queijo (conhecida no Brasil como “napolitana”, mas por lá é chamada de “marinara”).Gnnochi - Um dos mais conhecidos tipos de massa, o Gnocchi (ou nhoque/inhoque aqui no Brasil) foi criado há muitos séculos atrás. Foi bastante difundido pela Europa graças ao império romano, que o levava a diferentes lugares. Originalmente era feito de semolina, mas o tipo mais popular hoje em dia é feito de batata.
Spaghetti - Apesar de sua origem não ser conhecida com certeza (pode ser árabe, chinesa ou italiana), o espaguete também obteve “fama” internacional através dos italianos, inclusive o nome é de origem italiana (uma tradução literal seria: cordinha).

Fontes:PortalSãoFrancisco, IntravelTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário